Buscar
  • RÁDIO TURMALINA

UM MILHÃO DE CRIANÇAS PODEM MORRER E UNICEF ALERTA SOBRE OS RISCOS DO LOCKDOWN.

"A UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, alertou que o risco de crianças morrerem por malária, pneumonia ou diarreia em países em desenvolvimento está saindo de controle em meio à pandemia de Covid-19 e "ultrapassa de longe qualquer ameaça representada pelo coronavírus", disse o site Gazeta do Povo.


De acordo com relatórios da própria UNICEF, a pandemia de coronavírus acaba afetando indiretamente a mortalidade por outras doenças. Um estudo de pesquisadores financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, publicado no Lancet Global Health na quarta-feira da semana passada, analisou como a pandemia pode aumentar o número de mortes causadas não apenas pelo vírus, mas também indiretamente pela diminuição do acesso à saúde e alimentação.


Para chegar a esse resultado, os pesquisadores fizeram modelos matemáticos para três cenários diferentes, considerando níveis de enfraquecimento dos sistemas públicos de saúde e interrupção de serviços de rotina em 118 países de baixa e média renda, incluindo o Brasil.



No pior dos cenários, os pesquisadores estimam que até 1,15 milhão de crianças menores de cinco anos e 56,7 mil mães podem morrer nos próximos seis meses nesses 118 países, devido à interrupção de serviços de saúde e suprimento de alimentos causados pela pandemia. Nesse cenário, segundo o modelo do estudo, a mortalidade infantil poderia ter um aumento de 44,7% e a mortalidade materna aumentaria 9,8% por mês, por motivos relacionados à pandemia.

9 visualizações

PONTOCOM - Música & Notícia

Rua Goiás - 163 - Turmalina/MG - CEP: 39.660 - 000

©2019 by Audiovisual Comunicação e Assessoria