Buscar
  • RÁDIO TURMALINA

TURMALINA – CÂMARA MUNICIPAL RECONHECE O PAPEL DE TURMALINENSES.

A chamada Moção de Aplausos é o termo técnico usado pela Câmara Municipal para destacar o papel de cidadãos turmalinenses, nos mais diversos segmentos e setores.



Desde a manhã desta sexta-feira (04), mais 03 turmalinenses passaram a ter os seus nomes gravados oficialmente na história do município de Turmalina. Cada um, dando a sua contribuição dentro daquilo que lhe é peculiar.


O primeiro a receber a aprovação unanime do plenário foi o empresário do setor de reciclagem Jadir Costa da Silva. A Moção de Aplausos 05/2020 é de autoria do vereador José Geraldo Rocha.



Jadir Costa da Silva é natural da comunidade do Fanha, na divisa dos municípios de Turmalina e Minas Novas. Ele perdeu os pais ainda criança e foi levado pelos seus pais adotivos para São Paulo. Com a morte do seu pai adotivo em 1979, eles retornaram para Turmalina. Jadir trabalha desde os 14 anos e durante 09 anos da sua vida foi funcionário da antiga loja Foto Disco Som de Turmalina. Hoje ele atua no ramo da reciclagem de resíduos sólidos, como papel, ferro e alumínio. A sede da sua empresa está situada na Rua Goiás no Bairro do Campo.



Já a Moção de Aplausos 06/2020 foi destinada ao artista multicultural Gilmar Souza que nasceu na comunidade São Sebastião da Boa Vista no município de Chapada do Norte. Gilmar Souza, que também já recebeu o titulo de cidadão honorário turmalinense, foi acolhido em Turmalina em 1994 pelo Padre Silvano. Hoje se ele se destaca como radialista e um dos grandes promotores das tradições culturais turmalinenses. A moção é de autoria do vereador Noraldino Gonçalves que justificou a indicação afirmando que Gilmar se destaca como ator, trovador, comediante e comunicador da Rádio Cidade FM.



A Moção de Aplauso 07/2020, aprovada na manha desta sexta-feira (04) também é de autoria do vereador e atual Presidente da Câmara Municipal de Turmalina, Noraldino Gonçalves. A homenageada Adenalva Soares Maciel da Rocha é locutora da Rádio Cidade FM. A radialista apresenta o Programa Amor e Saudade e de acordo com texto aprovado, ela muito contribui para a divulgação das músicas do passado, tornando-as importante dentro deste contexto. O reconhecimento da câmara é também em função da cultura e do lazer proporcionados aos turmalinenses através do rádio.


VOTAÇÃO DAS MATÉRIAS:


Também foi aprovada uma proposta de emenda a “lei orgânica do município” que altera parágrafos do artigo 103 a para tornar obrigatória a execução de orçamentos provenientes de emendas individuais dos parlamentares.


A votação prosseguiu com a apresentação de uma emenda modificativa ao projeto 46/2020, que autoriza o município a assumir débitos de energia elétrica pendentes da associação comunitária do Barreiro. O projeto prevê o pagamento do valor em vez de 03 parcelas. Já a emenda inserida no texto, autoriza o pagamento, mas ele tem que ser feito em uma única parcela.


Outro projeto aprovado foi o 47/2020 que dispõe sobre a abertura de crédito suplementar no orçamento da Câmara Municipal de Turmalina de autoria da mesa diretora. Neste sábado ao meio dia a Rádio Turmalina transmite na integra toda a sessão legislativa. Após a veiculação, os pronunciamentos feitos pelos vereadores no plenário ficarão disponíveis de forma individual.


FOTOS: Arquivos pessoais.

579 visualizações0 comentário

PONTOCOM - Música & Notícia

Rua Goiás - 163 - Turmalina/MG - CEP: 39.660 - 000

©2019 by Audiovisual Comunicação e Assessoria