Buscar
  • RÁDIO TURMALINA

TURMALINA – BARRAGEM DO GENTIL NO RIO FANADO.

Nós tivemos acesso a uma gravação encaminhada ao Coordenador do Movimento SOS Fanado, pelo Engenheiro da SEAPA, Júlio Lara. Segundo ele o projeto de construção da Barragem de Sapé no município de Angelândia já está nos desdobramentos finais. Além da barragem em Angelândia/MG está prevista a construção de mais dois barramentos, um no município de Capelinha/MG e o outro no município de Turmalina/MG.


Na semana passada aconteceu uma reunião, onde diversos órgãos estatais que estão envolvidos na construção da barragem no município de Angelândia, enviaram seus representantes, inclusive a Divisão de Convênios do Governo de Minas esteve presente. “A AGE determinou, que uma vez a prefeitura de Angelândia, município que vai receber a primeira barragem, ter desenvolvido o processo de desapropriação legal das áreas alagadas e com a devida documentação em mãos, somadas a declaração de utilidade pública da área em questão, nada vai impedir que o processo seja realizado, pois são terras que não estão sendo usadas”, explica o engenheiro.



Júlio Lara acredita que a liberação do projeto de Sapé em Angelândia é uma prerrogativa para a construção de mais duas barragens, uma no município de Capelinha e outra no município de Turmalina. “De acordo com a formalidade do convênio, estando Sapé dentro da pauta a ser atendida e tomada a decisão com relação ao prosseguimento do convênio, cumpre-se uma coisa importante que é a oportunidade de Capelinha e Turmalina terem suas barragens nos pontos que foram selecionados”, disse.


De acordo com Daniel Souza do Movimento SOS Fanado, o barramento que será construído no Rio Fanado, no município de Turmalina será na comunidade Gentil, e a formação do lago deve atingir 10 hectares, o que equivale à uma média de 10 campos de futebol. Quanto as terras que serão submersas, Daniel Souza disse que no caso de Turmalina/MG o processo será por cessão de propriedade. “Em cada município a situação é diferente. Este é mais um resultado positivo do Movimento SOS Rio Fanado”, finaliza.


Por Ailton A. Santanna




Promoção Dia dos Namorados. Para participar acesse a fan page da PONTOCOM - Turmalina no facebook: https://www.facebook.com/radioturmalina

Para participar acesse a fan page da PONTOCOM - Turmalina no facebook: https://www.facebook.com/radioturmalina



335 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo