Buscar
  • RÁDIO TURMALINA

TURMALINA – A IDENTIDADE DOS FESTIVAIS.

Atualizado: Ago 30

A imagem publicada na página da Escola Estadual Edite Gomes, em Setembro de 2016 que ilustra este artigo, mostra uma característica muito particular do FESTUR – Festival da Canção, que acontece tradicionalmente no mês de Setembro em Turmalina/MG. As estampas que aparecem nas camisetas dos alunos, mostram um período da história do festival da canção.



As logomarcas do FESTUR são resultantes da expressão artística de vários turmalinenses, que contribuíram com a sua arte impressa nas camisetas do festival. Cada uma com a sua característica, imprime um dos traços principais, que manteve o festival de pé por mais de 30 anos: a sua singularidade!


Nas primeiras edições as camisas do FESTUR eram estampadas com desenhos em preto e branco. Rabiscadas a mão por pessoas que possuíam o traço e o equilíbrio para criar a imagem de um evento, que antes de acontecer só existe na imaginação dos seus organizadores. Com a chegada do digital, as estampas do festival da canção também se digitalizaram e o desenho a mão livre evoluiu para os elementos da computação gráfica.


OPINIÃO - Além de participar do FESTUR como apresentador em 11 edições, também tive a honra de participar do festival como autor das estampas do 8º e do 18º FESTUR. A estampa do 18º aparece na camistea de uma das meninas (com o microfone na mão) na foto que abre este artigo. Já a imagem da 8ª edição ficou apenas na memória, mas a ideia principal foi desenhar um violão que se transformava em um número 8 com braço e cordas.


Já para produzir a estampa do 18º FESTUR, a computação gráfica foi uma prática adotada mesmo naquela época, apesar quê os efeitos gráficos ainda engatinhavam. Usando recursos de edição de imagem foi possível transformar o rosto de dezenas de bonecas de barro em uma plateia que comtemplava violões feitos com botijas de barro. O 18º foi um festival, realizado na gestão do prefeito Messias Eustáquio Faria, que focou na valorização do artesão e do artesanato local.


FESTIVAL 2021 - Pelo segundo ano consecutivo, o FESTUR acontece no formato digital (em função da pandemia), com as músicas sendo apresentadas através de uma livre, com o público mais uma vez em casa. A estampa que anuncia a chegada de mais um festival da canção em Turmalina/MG, está publicada logo abaixo.



Ao longo da semana a PONTOCOM – Música & notícia estará disponibilizando parte do seu conteúdo sobre o FESTUR na sua programação musical, através do aplicativo e do site oficial e consequentemente nas mídias sociais.


Por Ailton Santanna




A Garra de Tigre oferece segurança patrimonial com competência e profissionalismo. A empresa que já é referencia em várias cidades, agora está disponibilizando os seus serviços em Turmalina/MG. Tudo autorizado pelos órgãos reguladores, e o melhor, recebe a aprovação dos próprios clientes.



115 visualizações0 comentário