Buscar
  • RÁDIO TURMALINA

JEQUITINHONHA – MINERAL EXTRAÍDO NO VALE SERÁ PROCESSADO NO SUL DE MINAS.

O Governador de Minas Romeu Zema disse na sua conta pessoal no Twitter que a 1ª célula produtora de baterias de lítio-enxofre do mundo será instalada em Juiz de Fora. “Por meio da CODEMGE e da Oxis Energy, assinamos um contrato com a Mercedes Bens para a montagem de uma fábrica no parque industrial da empresa automotiva”, disse o governador.


Zema não disse no “post”, mas pressupõe-se que o lítio extraído em uma reserva entre os municípios de Itinga e Araçuaí no Vale do Jequitinhonha será processado no Sul de Minas. Em 2017, quando o lítio foi descoberto, o Diretor Executivo da GISGMA Mineração (empresa responsável pela exploração), disse que o projeto estava orçado em 500 milhões de dólares. No local está concentrado cerca de 8% das reservas mundiais.



Diversas autoridades locais e veículos de comunicação noticiaram que um novo processo de transformação socioeconômica no Vale do Jequitinhonha estava sendo iniciado. Será que o anuncio desta parceria com a “gigante alemã” poderá colocar em xeque essa ideia de transformação econômica? Pelo visto, o lítio vai seguir o mesmo caminho do eucalipto, que é transformado em carvão e transportado em grande escala para o Vale do Aço. “Tudo bem, que a exploração também gera recursos, mas se toda a cadeia produtiva for avaliada o beneficiamento e o processamento é que concentram os maiores lucros”, comenta o locutor e apresentado Ailton Santanna durante noticiário transmitido pela Rádio Turmalina.



LÍTIO - Trata-se de um metal estratégico de grande interesse na indústria bélica e energia nuclear, mas também empregado na indústria de cerâmica e de vidros. Em vários países, especialmente nos Estados Unidos, maior produtor, consumidor e exportador mundial, na União Soviética e República Popular da China, os dados sobre o lítio são de circulação restrita ou confidenciais. No Brasil existem poucas informações disponíveis sobre a sua produção, mas sabe-se que a matéria prima é usada principalmente na produção de baterias de Smartfones a automóveis elétricos. Um negócio muito lucrativo, em que os representantes da região no parlamento precisam ficar de olho.


Para facilitar o seu acesso a programação musical da rádio baixe o nosso aplicativo. Basta clicar no botão azul APLICATIVO GRÁTIS logo acima. Para outros conteúdos, entre nas nossas páginas nas redes sociais:


FACEBOOK: www.facebook.com/radioturmalina/

INSTAGRAM: www.instagram.com/radioturmalina/

0 visualização

PONTOCOM - Música & Notícia

Rua Goiás - 163 - Turmalina/MG - CEP: 39.660 - 000

©2019 by Audiovisual Comunicação e Assessoria