Buscar
  • RÁDIO TURMALINA

CAPELINHA – HOSPITAL REALIZA FEITO HISTÓRICO.

“Foi realizada, dia 24 de janeiro de 2021, a primeira hemodiálise de urgência da história de Capelinha. O procedimento ocorreu em um paciente idoso, morador de Minas Novas, que há dias estava entubado”, é o que diz a nota publicada em uma rede social.

Para ter uma UTI, como a de Capelinha, é preciso ter equipamentos que garantam os procedimentos de urgência. Por exemplo: pacientes entubados podem desenvolver insuficiência renal. E o aparelho de hemodiálise instalado no hospital de Capelinha salvou a vida do paciente idoso.


De acordo com o Diretor do Hospital Nicodemos Evaristo um levantamento da Fundação Hospitalar constatou que Capelinha tem condições de passar a ofertar o serviço de hemodiálise no hospital. “Para isso, é necessário um investimento alto, com aquisição de no mínimo 20 máquinas”, comenta.


Considerando que a máquina já adquirida, que foi usada neste procedimento ocorrido no dia 24 de janeiro, custa em média R$ 150 mil reais, o investimento inicial para a aquisição das 20 máquinas é de R$ 3 milhões de reais.


Ainda, segundo a nota publicada no facebook, o Prefeito de Capelinha Tadeuzinho e o Vice-prefeito Aléquison Gomes já iniciaram as articulações junto às cidades vizinhas, visando a criação de um consórcio regional para aquisição destas 20 máquinas de hemodiálise, de forma que o serviço atenda todas as cidades da região e possa também ser mantido em parceria pelas prefeituras.

201 visualizações0 comentário