O governo de Minas Gerais está autorizado a vender a COPASA. A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (17/12), o projeto de lei que autoriza a administração estadual a avançar com o processo de privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais e acabou com uma novela que tomou conta do Legislativo mineiro nos últimos meses. A informação é do Jornal O Tempo.
O projeto foi aprovado com 53 votos favoráveis e 19 contrários, em uma votação que durou aproximadamente 9 horas. Sobraram para votar os destaques e as emendas apresentadas pela oposição em plenário. Porém, a base do texto já foi aprovada. O resultado supera o placar do primeiro turno de votação do projeto, quando foram 50 votos favoráveis e 17 contrários.
Com a aprovação, o Executivo mineiro passa a ter respaldo legal para colocar a estatal à venda, encerrando um debate que se estendeu por meses. Atualmente, a dívida de Minas Gerais com a União é estimada em cerca de R$ 180 bilhões. Para aderir ao Programa de Financiamento da divida de MG com a União, o estado busca levantar aproximadamente R$ 34 bilhões, valor que deverá ser repassado ao governo federal como entrada no programa.
O governador Romeu Zema (Novo) já afirmou que a expectativa é avançar com o processo nos próximos meses. Pré-candidato à Presidência da República, Zema precisará renunciar ao cargo em abril, caso confirme a candidatura. A intenção do Palácio Tiradentes é concluir a venda antes desse prazo, de modo que a concretização do negócio possa ser utilizada como vitrine política durante a campanha eleitoral.
Baixe o App da nossa emissora: www.radioturmalina.com.br - 24 de música e informação.
