Há mais de uma década, a turmalinense Luzia Lopes dos Santos, de 59 anos, trava uma batalha silenciosa, mas dolorosa, contra o Mal de Parkinson. Diagnosticada em 2012, ela tem sentido os impactos implacáveis da doença avançando a cada dia, movimentos cada vez mais limitados, perda de autonomia e, com isso, da própria dignidade.
Os medicamentos que antes aliviavam os sintomas já não fazem mais o efeito necessário. Hoje, o que lhe resta é a esperança em um tratamento que pode mudar radicalmente sua vida: uma cirurgia neurológica de alta complexidade, indicada por médicos como a única alternativa eficaz para restaurar sua qualidade de vida.
Mas essa esperança tem um preço alto, mais de R$ 342 mil, valor totalmente inacessível para Luzia e sua família. Diante da longa fila do SUS e da urgência da situação, ela decidiu dar voz à sua dor e criar uma campanha de financiamento coletivo, lançada na semana passada.
Com a força da solidariedade, até a manhã desta quarta-feira (11/06) campanha já reuniu mais de R$ 29 mil em doações. Cada contribuição é uma centelha de esperança, mas ainda há um longo caminho até o valor necessário para a realização da cirurgia.
Luzia usa também seu perfil no Instagram, @luzialopestur, para dividir sua rotina com a doença e manter viva a chama da esperança. Sua história é um pedido de socorro, mas também um exemplo de coragem. Compartilhe. Doe. Abrace essa causa com o coração.