A nova novela da Rede Globo, no horário das 18 h, “No Rancho Fundo estreia nesta segunda-feira (15/04) e trará de volta algumas figuras que estiveram em outra novela do horário, Mar do Sertão. As duas tramas são de autoria de Mario Teixeira. Na nova novela das 18h da Globo, 10 personagens terão novas histórias e a chance de recomeçar a vida na fictícia cidade de Lapão da Beirada (Paraíba), onde é ambientada a nova história. No Rancho Fundo é baseada em uma peça de teatro escrita por Artur Azevedo.

O tema central da novela é o achado de uma pedra turmalina, que deverá mudar a realidade de uma família que habita uma localidade denominada “Rancho Fundo”. Parte das cenas da gruta onde a pedra turmalina é encontrada foi gravada em Diamantina/MG. Uma equipe composta por mais de 100 pessoas, entre atores, produtores e cinegrafistas, participou das gravações.

A Turmalina Paraíba pode ser encontrada em quase todas as cores do arco-íris e contém uma grande quantidade de cobre, ferro e manganês. É uma das pedras mais valiosas do planeta: 1 quilate (0,2 gramas), custa em média 30 mil dólares, contudo, dependendo da característica da gema, pode chegar à casa dos 100 mil dólares.