Uma terapia inédita em Minas Gerais trouxe uma resposta clínica surpreendente em uma paciente com dengue em estado grave. A ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) é uma terapia de alta complexidade utilizada em quadros graves de disfunção cardíaca ou cardiopulmonar. Através dela, é possível substituir a função do coração e/ou pulmões enquanto a doença de base é enfrentada. Trata-se de um tratamento de suporte complexo, que requer equipamentos específicos e equipe multidisciplinar.

Especialista em assistência circulatória mecânica e coordenadora da Rede Mater Dei, Marina Fantini salienta a importância do trabalho multidisciplinar. Ela esclarece que a terapia é recomendada para pacientes cujas funções cardíacas e/ou pulmonares estão severamente afetadas e que não tiveram melhora com os tratamentos convencionais. Além disso, a ECMO é aplicada em casos agudos de patologias cardíacas, como miocardite, infartos extensos, arritmias complexas, episódios de descompensação de insuficiência cardíaca e em procedimentos cirúrgicos cardíacos de alta complexidade.

No Brasil existem 29 centros habilitados para realizar esta terapia. O Mater Dei é o único centro mineiro que oferece serviço em todas as faixas etárias e para todas as patologias.